Verifica-se que, nas imediações da EB de Manhente, não há qualquer tipo de caixote ou papeleira onde colocar o lixo "miúdo". Pelo chão há muitos pacotes vazios de leite, sumos, bolachas ou batatas fritas... Se o mais certo seria que todos "guardassem" esse lixo até encontrarem um caixote onde o deitar, o que acontece não é isso.
As professoras Alice e Armanda resolveram fazer uma experiência: depois de uma campanha de limpeza em redor da escola e na paragem do autocarro, colocaram sacos onde se pode deitar o lixo referido.
Verificaram-se duas situações: os sacos têm sido usados por muita gente, como se vê nas fotos, e alguém, ao fim de semana, os recolhe e deita fora. No início de cada nova semana a professora Alice tem o cuidado de colocar novos sacos.
A escola já solicitou à Junta de Freguesia a colocação de papeleiras (uma solução mais eficaz e permanente para resolver o problema do lixo que é atirado para o chão).
Enquanto tal não acontece, a escola (alunos e professores) vai fazendo o que pode no sentido de minimizar este problema.
Kommentare